O recurso de gravação e armazenamento de reuniões ou aulas remotas realizadas por meio da plataforma Google Meet não está mais disponível para a modalidade G Suite for Education, utilizada pela Ufes e acessível para membros da comunidade acadêmica usuários do e-mail institucional. O recurso, que havia sido ofertado gratuitamente e de forma temporária em função da pandemia, foi suspenso no dia 9 de janeiro.
Para a gravação de reuniões ou aulas, uma alternativa é a utilização de softwares gratuitos de gravação local, como o OBS Studio e o Loom. O Laboratório de Design Instrucional (LDI) da Ufes, vinculado à Superintendência de Educação a Distância (Sead), preparou um tutorial em vídeo explicando como baixar e utilizar esses programas.
Outra opção é a utilização da plataforma Microsoft Teams, que também permite gravações sem limite de tempo. Acesse esta página do site da STI para conhecer as ferramentas disponibilizadas e seus recursos.
Outros serviços
Embora o recurso de gravação tenha sido suspenso, o Google Meet permanece disponível para a realização de reuniões e aulas, assim como outros recursos do G Suite for Education, como o Google Drive; o Google Agenda; e outros aplicativos de uso compartilhado como Google Docs, Form e Slides.
Em caso de dúvidas sobre soluções alternativas para a gravação de aulas ou reuniões, o usuário pode entrar em contato com a equipe da STI por meio do Sistema de Atendimento.
Fonte: Portal Ufes