Eduroam
Eduroam (education roaming) é um serviço de rede sem fio, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que estudantes, pesquisadores e funcionários das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seu campus e também nas instituições parceiras no Brasil e no exterior.
Importante:
Antes de conectar qualquer dispositivo à rede da UFES é obrigatória a leitura da Política de Segurança da Informação da UFES.
Onde e como acessar?
O aluno ou servidor da Instituição que possuir a rede Eduroam disponível em seu dispositivo, pode se conectar.
A UFES tem ampliado o acesso para a maioria das Edificações. Além dos prédios de ensino, o Eduroam está presente em todas as bibliotecas, auditórios e cantinas.
O acesso pode ser configurado utilizando o login único "nome.sobrenome"@ufes.br
Caso não lembre sua identificação, acesse https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais e siga as instruções.
Caso não lembre sua identificação, acesse https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais e siga as instruções.
Quantos dispositivos posso ter conectados ao Eduroam?
Atualmente são permitivos 03 dispositivos conectados simultaneamente.
Acima de três dispositivos pode ocorrer interrupção do sinal em um dos dispositivos.
Entende-se como dispositivo (1 celular, 1 notebook, 1 tablet) , (02 celulares, 1 notebook), entre outras possibilidades.
Acima de três dispositivos pode ocorrer interrupção do sinal em um dos dispositivos.
Entende-se como dispositivo (1 celular, 1 notebook, 1 tablet) , (02 celulares, 1 notebook), entre outras possibilidades.
Configurei mais de 03 dispositivos ao Eduroam, e agora?
Poderá ocorrer interrupção no sinal em um dos dispositivos. Caso você tenha configurado sua conta em um dispositivo que não lhe pertença, sugerimos a substitução da senha em https://senha.ufes.br/site/alteraSenha
Como tenho acesso em outras instituições de ensino brasileiras e no exterior?
Geralmente a conexão é automática. Caso tenha algum problema no acesso, seu dispositivo pode ter sido configurado SEM a informação do dominío "@ufes.br" no login único. Sugerimos que refaça a configuração do dispositivo inserindo no campo usuário o login único completo - "nome.sobrenome"@ufes.br.
Pessoas que não possuem vínculo com a Universidade podem ter acesso?
Sim, desde que possua um servidor da UFES responsável pelo seu cadastro no EXCAD. Para obter acesso ao "voucher" o visitante deverá procurar orientação com a Organizaçào do Evento ou responsável pela atividade que ele esteja participando.
Como configuro meu dispositivo?
As configurações necessárias para cada sistema operacional estãos disponíveis nos links abaixo:
Tutorial para Windows 10
Tutorial para Windows 8
Tutorial para Windows 7
Tutorial para Windows Vista
Tutorial para Windows XP
Tutorial para Ubuntu
Tutorial para Mac OS
Tutorial para Android
Tutorial para IOS